Written by M. Feghali

GESTÃO PARA RESULTADOS

 

Um dos critérios na busca da excelência em gestão é a orientação para os resultados, esta prática destaca o compromisso com a obtenção de resultados que atendam de forma harmônica e balanceada às necessidades de todas as partes interessadas na organização. Este processo de gestão de pessoas tem por objetivo uma orientação para que os resultados sejam alcançados. Estes resultados são baseados em metas: de desenvolvimento individual e metas da empresa pela qual o profissional estará responsável (Waleria Macaciel,  2011).

Elementos norteadores de processos de trabalho e de comportamentos e atitudes são fundamentais em uma empresa para que o resultado desejado aconteça. A gestão de pessoas é isso,  envolve um trabalho voltado para as formas distintas de ser e de fazer acontecer na empresa, que  considere as querelas emocionais e suas implicações no desempenho individual e coletiva e a necessidade de desenvolver  um  arranjo inteligente e dinâmico  para contorná-las.

A formulação de estratégias, de critérios funcionais de desempenho e a utilização de ferramentas de gestão, servem ao propósito de prover uma moldura e a ação rumo a um objetivo. Essas ferramentas têm um componente diretivo, que garante os parâmetros de execução, o acompanhamento e a orientação da equipe para  os resultados esperados.

Cabe ao gestor fazer a leitura do cenário, criar a estratégia e disseminar as informações mais relevantes relacionadas ao processo que leve aos resultados. Objetivos e metas devem ser definidos de modo compartilhado, para estimular o comprometimento com o desempenho.

Faz parte de seu papel dar clareza às regras do jogo, apontar a direção das metas e dar significado às mesmas.  Traduzir, em suma, o foco de atuação para os resultados, estabelecer prioridades, especificar e  detalhar a contribuição de cada um para o resultado final.

  • É preciso haver uma estrutura lógica de modo a que todos os colaboradores conheçam as regras do jogo e sejam incentivados a cumpri-las. As regras quando bem estruturadas, garantirão os resultados, pois  exatamente elas garantem, que as vulnerabilidades humanas estejam bem controladas ou contornadas (Clemente Nobrega).

Também é necessário ao gestor identificar e construir medidas para a verificação do grau de afastamento ou de aproximação do desempenho esperado e, por extensão, do nível de valor a ser agregado nas contribuições e identificação dos fatos que permitiram o alcance ou a superação de metas, bem como dos que dificultaram ou impediram.

Eduardo Carmello (Entheusiasmos Consultoria) ressalta a produção de conhecimento pelo gestor como relevante para e equipe e destaca, conforme quadro abaixo, os fatores de trabalho que guardam relação com o desempenho e produtividade da empresa:

 

 

SABER O QUE FAZER

Ao gestor cabe uma estratégia bem desenhada e a gestão estruturada. A equipe precisa saber o que se espera dela.
 

 

A COMUNICAÇÃO COERENTE COM A ESTRATÉGIA

 

A comunicação deve ser esclarecedora, inspirar confiança, eliminar dúvidas e receios. Preocupação com interferências políticas, injustiça, falta de coerência estratégica interna ou nos próprios superiores, mina o engajamento da equipe. Uma comunicação efetiva se faz com quantidade de informação e transmissão de conhecimento relevante e depende de um olhar estratégico sobre a forma da equipe trabalhar e processar as informações.
 

 

CULTURA DE VALOR

 

Ajude a eliminar obstáculos e ambiguidades manifestados pela cultura e a  evitar ansiedade, confusão e desânimo, que desgastam os profissionais econômica e energeticamente. As pessoas precisam compreender a lógica estratégica das informações e de suas tarefas; tomar posse de conhecimentos, valores e ações relevantes para alcançar seus resultados. A liderança precisa transmitir um “sinal” de orientação e princípio a ser praticado.

 

Além dos recursos disponíveis representados pelo tangível e intangível da organização, o gestor direciona as pessoas para os objetivos comuns. Seu maior esforço, contudo, está em garantir que as coisas aconteçam. As pessoas se comportarão de modo a valorizarem os interesses do grupo apenas se houver incentivos explícitos para isso. Seus esforços devem se voltar para garantir que as coisas estejam sendo feitas para consolidação das estratégias. O líder é o guardião da estratégia. É aí que qualidades de liderança vão se revelar essenciais. Um ambiente gerenciado transforma pessoas comuns em grandes entregadores de resultados.

 

 

Eugenie Marie Hitte Feghali Barcelos / 2014

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*