Written by M. Feghali

TRABALHO EM EQUIPE / COOPERAÇÃO

As equipes de trabalho derivam-se de grupos cujos objetivos são claros, compartilhados e determinam o seu propósito e direção. Neles as habilidades interpessoais são exercitadas em relações abertas, na cooperação, na oportunidade de participação e de inclusão. As informações e o conhecimento circulam através da troca de ideias e de experiências. As diferenças tornam-se contribuições enriquecedoras que possibilitam soluções e resultados mais elaborados. Isso por si só pode sinalizar estima, confiança, uma identidade, abertura para o crescimento.

O trabalho em equipe exige das pessoas essa disponibilização para a troca de experiências e conhecimentos; convívio com a diversidade, competências que facilitem a produtividade conjunta e a convergência de saberes para atendimento aos objetivos e às demandas organizacionais. Exige de cada integrante flexibilidade, contínuo esforço adaptativo e o desenvolvimento de um repertório de respostas mais amplo.

  • Um grupo se transforma em equipe quando passa a observar sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento, em um processo contínuo de percepção, diagnose, planejamento, implementação, resolução de problemas e avaliação (FelaMoscovici, 1999).

Como então caracterizar uma equipe que se destaca?

Alguns indicadores estão presentes: 

Comunicação aberta e clara; Cooperação;

Frequente troca de informações  e conhecimentos;

Interação  sinérgica; Exercício  de confiança mútua;

Orientação para os objetivos, na trilha dos padrões;

Compartilhamento de oportunidades e responsabilidades.

Ações focadas em metas orientadas aos clientes, em decisões engenhosas e estratégicas, conduzidas de forma planejada e organizada, em torno da eficiência de um ambiente estruturado e de performances moldadas no saber técnico/acadêmico, culminam em entregas de sucesso.

Da força do coletivo, do trabalho em equipe, que envolve lidar com as querelas individuais e dos espaços para fazer circular os diferentes potenciais, emergem os resultados e modos mais produtivos de se viver o encontro, ainda que com pontuados desencontros, no campo do coletivo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*